segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia da Saudade! 30 de Janeiro

Hoje é o dia da saudade, um sentimento que não escapa a ninguém. Todos conhecemos tão bem.
Saudade pode ser vontade de reviver um determinado momento. Vontade de rever alguma pessoa que não faz mais parte de nossas vidas, ou ás vezes não faz mais parte deste mundo.
Podemos sentir saudade de algum sentimento que outrora tivemos e por algum motivo nos escapou. Saudade pode ser o alimento de um relacionamento amoroso ou apenas o que restou dele... Não podemos vê-la nem tocá-la, mas podemos mensurar o quanto pode ser grande. Saudade pode ter cheiros, cores e provocar sensações. A saudade pode causar imensa dor ou pode relembrar doces alegrias.

Para quem esta longe, podemos amenizar a saudade com telefonemas e e-mails, mas nada se compara com “aquele abraço apertado”

Quando a saudade é de quem já se foi, podemos relembrar os bons momentos e agradecer por ter um dia partilhado daqueles momentos com aquela pessoa querida, que agora só se encontra na memória.

E há saudades de diversos tipos. Há quem tenha saudades de alguma fase da vida como era o caso de Casimiro de Abreu que cita em um dos meus poemas prediletos: "Oh! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais!

A saudade fica impressa em nossa alma. Alimentar a saudade é sinal de que o que vivemos até então valeu a pena.

Se possível tire muitas fotos para que possam algum dia ajudar a recordar esses momentos inesquecíveis que farão parte de nossa história. J






SAUDADES – por Florbela Espanca

Saudades! Sim... Talvez... e porque não?...
Se o nosso sonho foi tão alto e forte
Que bem pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah! como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão!

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar,
Mais doidamente me lembrar de ti!

E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais a saudade andasse presa a mim!

 

Desejo uma ótima Semana á todos!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LUA ADVERSA - Por Cecília Meireles




LUA ADVERSA

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Cecília Meireles

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

No PASSADO ou FUTURO, não importa, o amor sempre estará PRESENTE!



  Não há nada mais lindo, nem tão complicado, nem tão simples, sublime e extraordinário, e extremamente necessário quanto o amor!

  O mais impressionante é que todos somos capazes de amar, até o mais bruto dos homens tem esta capacidade e também necessidade! Por mais que defendamos nossa liberdade, por mais que precisemos de  nosso próprio espaço, e tempo, por mais que nos tornemos seres independentes e lutamos para que outra pessoa não afete nossa essência. Sempre haverá esta necessidade. 
Houve tempo em que pensei que éramos seres isolados, nascemos sós e morremos sós... mas será?

  Admiro os casais que lutam, que não desistem no primeiro obstáculo, aqueles que respeitam, que brigam, mas que se preocupam, que querem estar perto, que sentem saudades, que não tem vergonha de se declarar nem em público muito menos a sós.

  Dia desses me peguei imaginando como o amor tinha um gosto especial no passado. As pessoas casavam-se e começavam uma vida do zero, sem casa, nem carro, nem faculdade, somente sonhos, acho que essa batalha aproximava, era uma conquista de duas pessoas, sucesso duplo! Respeito e admiração, o amor era mais do que é hoje.

  Aos que me conhecem devem estar estranhando, mas não me entendam mal. Não estou defendendo o casamento, nesse processo do amor não esta envolvido papéis e cerimônias, somente o sentimento que é capaz de transformar o ser humano.

  Atualmente é cada um por si, tenta-se uma ou duas vezes e muitas vezes no primeiro obstáculo, desiste-se. Orgulho e preconceito reinam no reino do amor. Aprendi que não queremos ser tão livres, na verdade somos é um pouco agoístas. 
Queremos ter o melhor dos outros, sem dar o melhor de nós. Não queremos compreender, queremos nos proteger e assim muitos deixam de viver intensamente a maior capacidade que nos foi oferecida.

  Mas na sua imperfeição o amor sempre se renova, a magia, o encantamento, o respeito pelas diferenças, a aceitação, adoração, o carinho, o desejo, cumplicidade, a entrega nunca deixarão de existir.

  E se quisermos realmente fazer alguma diferença neste mundo, o caminho é o amor. E o melhor exemplo que podemos deixar aos nossos filhos e netos. Amar...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O poder do silêncio.





Ás vezes o silêncio tem o poder dilacerar um coração

Um coração dilacerado

torna-se morto.

Se meu coração fosse normal

ele teria mesmo morrido.





terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Joan Miró

Hoje as idéias não estão se organizando, nada do que escrevo fica bom o suficiente então resolvi compartilhar com vocês quem anda me fazendo companhia nas raras horas vagas...

Suas obras me fazem viajar, quase tanto como uma boa leitura.

http://www.pitoresco.com/universal/miro/miro.htm

Minha preferida:



Eu nunca sonho quando durmo, só quando estou acordado! (Joan Miró)

Mais aqui: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=joan%20mir%C3%B3%20obras&gs_sm=c&gs_upl=82058l86627l2l88352l11l11l0l1l0l0l290l1437l5.2.3l10l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1360&bih=605&wrapid=tlif132683016317331&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=U9IVT6jtOsf-gge6xbHiAw


Uma excelente noite! beijos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Que Realmente importa

Bom dia pessoal,

Ontem eu tinha uma corrida de kart, um amigo (que é só amigo mesmo, hahaha), ficou de me dar carona, ia passar perto do meu trabalho, ás 20:20. Mas eu saio do trabalho as 18:00. Então o que fazer durante esse tempo? Se tivesse um solzinho bacana eu teria ido caminhar no gasômetro, mas como o tempo estava nublado, entrei no site de um cinema aqui do bairro e tinha um filme, que novamente não era o que eu queria ver... mas ele começava das 18:30 até as 20:00, era o tempo perfeito. INQUIETOS.


INQUIETOS - SINOPSE
No filme, dois jovens estrangeiros, ambos moldados pelas circunstancias que os levaram a ficar juntos, constroem um amor profundo e duradouro. Dirigido por Gus Van Sant, um dos mais astutos observadores de pessoas que vivem no limite, o longa faz uma análise sobre a amizade e o amor, que podem ser tão atraentes e verdadeiros como provocativos e agitados.

MEU OLHAR EM RELAÇÃO AO FILME
Ele nos mostra claramente, o quanto somos egoístas. 
A delicadeza, o cuidado, a dedicação... Este amor que o filme retratou esta praticamente extinto, coisas que só vemos em filmes mesmo. Queria ter nascido em uma época capaz de viver um amor como aquele, sem preocupações com rótulos, currículos, sem medos.
As pessoas hoje em dia, tem medo de se envolver, medo do que um relacionamento pode afetar na vida delas, de que seja destruída sua essência. De que essência estamos falando? Quando a maioria das pessoas, tem vidas vazias e sem um real sentido. As pessoas de hoje tem objetivos a atingir...não estou dizendo que não é bom ter um foco na vida, é sim, importante. Mas ás vezes se deixa de viver coisas sensacionais por coisas que não valem tanto a pena! Uma frase pronunciada no filme ficou na minha memória: Temos tão pouco tempo para o que realmente importa.

O amor não deve ser mais uma aquisição! Hoje escolhem-se namorados e namoradas com se fossem objetos. Avaliamos as qualidades e os defeitos, e vemos se dá para encaixar com a gente, nossos desejos, nossos gostos, nossos sonhos. “Nós” somos o centro do mundo. Do nosso mundo. E quando descartamos alguém que não se adaptou a nós, temos a sensação de ser livres, de poder “escolher”, livre arbítrio. Quando na verdade somos escravos de nós mesmos. Quando poderia ser muito interessante simplesmente viver sem se preocupar se seu coração vai quebrar depois. Queremos o que é seguro. Queremos nos proteger. E estamos nos protegendo...da vida! Preocupar-se menos conosco e dar tudo que se tem, mesmo quando não se tem “nada”, é a coisa mais linda que já vi. Este filme deveria ser visto por todos e se tocar a todos como me tocou, o mundo seria muito mais leve e lindo.
E por mais que estudemos e trabalhemos e ficamos adquirindo coisas, o amor é o real sentido da vida! Todos mesmo que neguem, querem. Incluindo eu... eu sempre disse que não quero me casar, mas nunca disse que não quero amar...o ato do casamento é uma questão da sociedade, o sentimento esta acima de cerimônias sociais. o amor é outra coisa.
A vida é como uma chama acesa, mas a qualquer momento ela pode se apagar e não se tem como prever isso. Mas hoje, você pode fazer uma vida diferente se olhar com novos olhos, tudo pode ser melhor! O que realmente importa pra você? Vá atrás! Saboreie a vida com paixão!
Uma ótima sexta feira 13 á todos!!
Beijos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Para Bianca, um feliz aniversário

Bom diaaa pessoal!!

Hoje é aniversário de uma amiga muito querida, meio careta, mas eu gosto dela mesmo assim, heheh

Parabéns Bianca Assenato!

A Bi adora animais, tem um coração gigante, cultiva as amizades como ninguém, ama muito sua família e a prole extensa de sobrinhos e sobrinhas, afilhados e afins. Batalhadora, romântica e independente, grande lutadora, e não é de karatê não, é lutadora na vida mesmo! Ir no cinema com ela é muito divertido. Hauhauhua, adoroo! Acho que no ultimo ano vi ela só umas duas vezes, mas conversamos algumas pelo msn quando deu. Essa vida virtual né... até que facilita as coisas. A Bi é demais!! Adoro muitoo ela!

  

Bi

 Abra os olhos e sinta o prazer da vida,
pois hoje é um dia muito especial.

É um dia para refletir
sobre o ano que passou.
Foram muitos erros e acertos,
mas sempre a certeza
de
viver intensamente cada dia,
aproveitando cada
momento
para aprender e evoluir.

Pois, cada dia é mais um passo
na longa caminhada da
vida.
E certamente você como ninguém
sabe a pessoa especial que é.

Desejamos-lhe tudo de bom.

Que você possa ser feliz
e faça os outros felizes,
pois não há dádiva maior
que a vida e o amor.

Por isso,
nunca pare a busca pelo crescimento interior
e continue sempre a ser
a pessoa que você é.

Feliz Aniversário!!!



Beijão especial para Bianca e para todos que aqui visitarem.
Um ótimo dia!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Poema - Te Quiero

Bom dia!!

Hoje o tempo esta curto, mas não pude deixar de dividir este poema que me tocou profundamente.

Desejo um dia magnifico a todos!

Grande beijo

 Te quiero - Mario Benedetti

Tus manos son mi caricia
mis acordes cotidianos
te quiero porque tus manos
trabajan por la justicia

si te quiero es porque sos
mi amor mi cómplice y todo
y en la calle codo a codo
somos mucho más que dos

tus ojos son mi conjuro
contra la mala jornada
te quiero por tu mirada
que mira y siembra futuro

tu boca que es tuya y mía
tu boca no se equivoca
te quiero porque tu boca
sabe gritar rebeldía

si te quiero es porque sos
mi amor mi cómplice y todo
y en la calle codo a codo
somos mucho más que dos

y por tu rostro sincero
y tu paso vagabundo
y tu llanto por el mundo
porque sos pueblo te quiero

y porque amor no es aureola
ni cándida moraleja
y porque somos pareja
que sabe que no está sola

te quiero en mi paraíso
es decir que en mi país
la gente viva feliz
aunque no tenga permiso

si te quiero es porque sos
mi amor mi cómplice y todo
y en la calle codo a codo
somos mucho más que dos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A lição da barata, foi um Barato!

Olá,

Há algum tempo atrás tive um probleminha lá em casa. Um vazamento no meu chuveiro, pesquisei e descobri que eu tinha um registro errado, e tive que trocar o tal registro, para isso tivemos que quebrar a parede, o mesmo senhor que contratei para quebrar iria consertar o buraco que ficou na parede atrás do registro... eu teria que marcar um dia para ele ir lá...como o tempo que eu fico em casa é curto, acabei esquecendo só lembrava-me quando via o buraco...e com o tempo o buraco deixou de parecer estranho e virou parte da paisagem do banheiro.  Como eu moro em uma casa, com pátio, grama, plantas e tudo mais que tenho direito, sempre aparecem animais não convidados, como lesmas, aranhas, e baratas e outros que desconheço.  Dentro de casa, eu coloco um veneno spray que promete me livrar destes seres não bem-vindos durante até 4 semanas, e realmente funciona, pois sempre que vejo uma barata dentro e casa ela já esta morta com as perninhas para cima.
Mas há algumas semanas, apareceu no tal buraquinho do registro uma barata. Eu fui tomar banho e ela estava ali, quando me viu escondeu-se dentro do furo do tijolo, fiquei vendo somente suas anteninhas, como aquele dia eu estava com pressa, não me empenhei em matar a tal barata. Tomei meu banho e deixei-a lá. No outro dia, a cena se repete, vou ligar o chuveiro e lá esta a barata, ela novamente se escondeu e assim passou acho que mais ou menos uma semana, e como ela não estava me incomodando resolvi deixa-la ali. Mas agora ela já não se escondia tanto, passou a ficar me olhando. Então assim ficávamos: Eu olhando pra ela e ela olhando pra mim. Simpatizei com a barata, achei-a muito simpática e passei conversar com ela.  Pois é, quando você pensa que já viu de tudo na vida, aparece uma maluca que conversa com uma barata que mora no banheiro...
Mas então eu e a barata ficamos amigas, eu conversava com ela em português. Ela só balançava as anteninhas, que deve ser como as baratas se comunicam, pois pelo que pude perceber as baratas não tem capacidade de emitir nenhum som, se emitem é baixíssimo inaudível aos ouvidos humanos. Então durante todo meu banho, batíamos um belo papo, ficava interrogando –a como é ser barata, o que elas fazem da vida, etc. E constatei que ser barata é muito chato, ainda bem que nasci humana. Eu já estava acostumada com a barata e ela comigo, ela já nem se escondia mais, pelo contrário, quando eu chegava, ela saia e ficava ali do lado de fora do buraquinho para podermos conversar melhor. 
É estranho como somos capazes de fazer amizades e como temos preconceito com certos seres... Estava pensando que as baratas coitadas, nunca tiveram chance alguma. Por que quando vemos uma barata automaticamente matamos elas.
Tem um filme que assisti há alguns anos atrás com meu filho, Ratatouille é sobre um ratinho que se torna um excelente cozinheiro, o melhor chef de paris. E o dono do restaurante costumava dizer uma frase que achei muito interessante: Nem todos podem cozinhar, mas um bom cozinheiro pode vir de qualquer lugar! Agora eu digo o mesmo: Nem todos podem ser seus amigos, mas um bom amigo pode vir que qualquer lugar!
Um dia, no banho eu conversava com a barata, contando pra ela que se eu fosse barata, eu sairia por aí, andaria pela grama, porque para uma barata qualquer graminha vira um selva, e da visão dela eu veria outros insetos que nós humanos não vemos aqui de cima, faria muitas amizades, com grilos, besouros e tudo mais. Acho que despertei o instinto aventureiro da barata. Pois no outro dia, ao chegar em casa, ao abrir a porta deparei-me com uma barata naquela cena fatal, as perninhas para cima. Fui até o banheiro e se confirmou, minha barata estava morrendo. O veneno que eu colocava realmente fazia efeito, que droga pensei.  Mas sem ter o que fazer, a barata ali agonizante...peguei o chinelo, pedi sinceras desculpas e acabei da forma mais rápida com aquele sofrimento, por fim enterrei-a no quintal em uma caixinha de sabonete, num buraquinho que fiz no meio da grama, onde certamente passarão por perto, grilos e besouros, formigas e quem sabe até outras baratas.
Mas o que quero dizer , o que eu já sabia, mas se confirmou, é que temos que olhar além das aparências, temos que dar um chance mesmo para aqueles que julgamos asquerosos, tudo na vida pode no surpreender. Uma barata me ensinou isso. No fim, somos todos iguais.
Um ótimo dia á todos.
Grande beijo!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A primeira vez é inesquecivel.

Todas as tardes eu saia do trabalho e ele estava ali, de “braços” abertos pra mim e eu passava sempre apressada apenas espiava-o com curiosidade e ansiedade, mas sabendo que não tardaria a chegar o momento em que não mais poderia fugir de nosso encontro.
Naquela tarde ensolarada dentro do escritório, olhei pela janela e o vi lá embaixo a me esperar. Observando assim, senti aquele friozinho na barriga, sabe? Aquela ansiedade por novidades?  Resolvi que seria naquele dia nosso primeiro encontro!
Saí do trabalho, desci no elevador sem parar de pensar um só momento nele. Nas promessas que me fazia em silêncio, quando eu observava-o pela janela. Cheguei à calçada atravessei a rua e fui em sua direção, enfim as portas de vidro e madeira eram pesadas, mas muito charmosas, seu cheiro era inebriante, eu não parava de respirar fundo a fim de absorver o máximo daquele odor magnifico tão familiar e ao mesmo tempo tão saudoso, me lembrava um pouco a biblioteca da escola onde estudei no ensino médio.
Quando ultrapassei a barreira a porta, assim que o vi, fiquei maravilhada com seu tamanho. O que por fora parecia ser tão compacto, por dentro revelou-se enorme, superou todas as minhas expectativas.  As paredes revestidas com prateleiras de livros do chão até o teto, por todos os lados, mesas de centro cobertas de livros, sofás convidativos para leitura. O cheiro de incenso no ar misturando-se com o perfume dos livros, os sons do penduricalho na porta, a anunciar que alguém chega ou alguém parte.
 Não sabia para onde olhar tamanha era a oferta, escolhi um toquei nele, abri-o aleatoriamente em várias páginas, lia um trechinho de cada uma. Tantas histórias, tanta magia, tantas realidades, tudo ali impresso em papel para ser dividido com quem se interessar.
Para mim os livros são como mágica. É a melhor invenção da história da humanidade. Papel que nos dá conhecimento, prazer, esperanças, nos faz viajar, enriquece nossa imaginação, nos comove e nos faz sonhar.
Assim foi a minha primeira visita a um sebo, situado na conhecida “rua da ladeira” no centro de Porto Alegre, há três anos, vivi esta experiência, até então só havia entrado em livrarias com livros novos, que são maravilhosas também. Mas nenhuma tem o ar de paixão que tem em um sebo, não é só comercial, não tem só o objetivo de vender o livro. Um sebo tem paixão pelos seus livros e transmite isso com você visitante.
Curiosamente apesar de ter adorado esta minha primeira vez, nunca mais tinha voltado a entrar novamente em um.  Mudei de emprego, e nunca mais o vi... Agora de volta a Porto Alegre, nesta ultima sexta feira, saí do trabalho e fui ao seu encontro novamente, foi como se nunca tivesse saído de lá, toda a emoção sensações se repetiram.
É uma paixão doce, eterna...
Abaixo um poema que conheci ao sentar-me naquele convidativo sofá do Sebo, com poesias reunidas de Florbela Espanca nas mãos, eu li:
RÚSTICA
Eu q’ria ser camponesa;
Ir esperar-te à tardinha
Quando é doce a Natureza
No silêncio da devesa,
E só voltar à noitinha…

Levar o cântaro à fonte
Deixá-lo devagarinho,
E correndo pela ponte
Que fica detrás do monte
Ir encontrar-te sozinho…

E depois quando o luar
Andasse pelas estradas,
D’olhos cheios do teu olhar
Eu voltaria a sonhar,
P’los caminhos de mãos dadas.

E depois se toda a gente
Perguntasse: “Que encarnada,
Rapariga! Estás doente?”
Eu diria: “É do poente,
Que assim me fez encarnada!”

E fitando ao longe a ponte,
Com meu olhar cheio do teu,
Diria a sorrir pro monte:
“O cant’ro ficou na fonte
Mas os beijos trouxe-os eu…

Uma excelente semana!
Grande beijo!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sumir no Farol

Eu não sei ao certo dizer se sou uma pessoa conformada ou se sou só uma pessoa feliz com o que tenho. Se algum dia você encontrasse por aí uma lâmpada mágica e dela saísse um gênio e dissesse que você pode escolher três mudanças na sua vida... o que você mudaria? Nossa, passaram milhares de coisas pela sua cabeça agora, não é?
Pois é, analisando minha vida de coração, eu gosto de como ela é. Eu apesar de não ser nada de mais, já sou tudo quase tudo que quero ser... ainda tenho que me formar em alguma coisa e comprar o sitiozinho, mas isso com o tempo, eu vou conquistar, não é uma coisa que mude na noite para o dia.
Eu faço tudo que eu gosto de fazer, passo tempo com minha família, procuro ensinar ao meu filho os valores que considero realmente importantes, vou a festas, ando de roller, de kart, jogo paintball, viajo de vez em quando, conheço novos lugares, conheço pessoas, trabalho no que eu curto, leio e idolatro as pequenas coisas da vida.
Mas eu de vez em quando, sinto uma vontade de simplesmente sumir.  Ir para algum lugar sozinha, somente eu e alguma paisagem de tirar o fôlego, como uma praia maravilhosa e desabitada ou uma cachoeira desconhecida... Sem celular, sem internet, apenas eu e Deus.
Tem um lugar que eu ainda não conheço pessoalmente, o Farol de Santa Marta, fica em Laguna/SC. No ano passado eu passei o carnaval em um sitio onde me cada quarto havia dois livros de cabeceira, e foi lá que eu li um romance que se passava no tal Farol, devorei o livro em 2 dias e fiquei encantada com a magia do lugar que o livro descrevia e desde então fiquei com a ideia de ir conhecer, olhei fotos do lugar na internet e as fotos fazem jus as imagem formadas na minha mente pela leitura do livro.
Como neste ano eu não tirei férias novamente, pois mudei de emprego recentemente, estou para ir em um fim de semana. E de uns tempos pra cá, esse lugar não saí mais da minha cabeça, todos os dias eu acordo e a primeira coisa que vem a minha cabeça é a imagem que tenho do farol, e antes de dormir é a mesma coisa... é como se o Farol estivesse me chamando. Coisa de gente louca né, pois é. Mas é isso que acontece.
Um ótimo dia!! Beijão

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Não fale com estranhos!

Nos meus tempos de criança as coisas não eram como agora, eu chegava em casa depois da escola, fazia um lanchinho e saia para brincar na rua com meus amiguinhos. Sim, é isso mesmo, brincar na rua. Antigamente brincar na rua era uma coisa saudável. Promovia a integração entre os vizinhos e no divertíamos imensamente com nossas bicicletas voando as tranças pela vizinhança. Brincávamos de pique-esconde e polícia e ladrão. Agora puxando pela memória, não consigo recordar de quando foi a ultima vez que vi crianças brincando destas brincadeiras que citei, acho que a ultima que eu vi, fora eu mesma, há aproximadamente 13 anos atrás, por que eu aos 15 anos, claro que já beijava na boca...mas ainda brincava na rua, e mesmo hoje se houvesse a oportunidade e pessoas dispostas com certeza, eu brincaria sem pensar duas vezes. Hehehe
Mas brincar na rua era seguro, a única recomendação que ouvia quase diariamente durante toda a infância e grande parte da adolescência ao sair para rua era: Não fale com estranhos!
Desde aquele tempo, eu já pensava demais e minha imaginação fluía imaginando: Quem seriam os estranhos? Por que na minha concepção, estranho seria por exemplo algum menino usar um casaco de couro em pleno verão, ou a minha colega crente, que tinha um cabelo gigante e mal tratado, usava saias de gente velha e não comemorava os aniversários, aquilo ao meu ver na época era estranhíssimo, mas com ela, eu tinha permissão para falar.
Claro que os estranhos a que meus familiares se referiam eram aquelas pessoas que não conhecíamos diretamente, mas ainda assim havia muita gente que nunca me tinha sido apresentada, mas eu sabia quem era...como por exemplo o guardinha da escola, ele não era meu amigo e nem sabia meu nome, mas ele sempre dava bom dia quando eu chegava na escola, o que eu devia fazer? – Uma estranho! Corra! Fiz amizade com o guardinha, ele era velhinho e tinha olhinhos simpáticos, depois ele até ficou sabendo meu nome e eu o dele, era Pedro. Tio Pedro eu chamava, por que as crianças chamam as pessoas por tios, agora que sou adulta chamo de senhor. Hehehe  Eu e o “tio Pedro” ficamos amigos e deixamos de ser estranhos, ele tinha netos da minha idade e na hora do recreio quando chovia eu ia lá ouvir as histórias dele. Mas se eu não fosse como diz a minha avó materna carinhosamente: “Teimosa como uma mula” como é que faríamos novas amizades, sem falar com estranhos?? Complicado isso.
Depois que eu cresci, uma das coisas que mais faço é falar com estranhos, pela internet, nas ruas, nos restaurantes, “até no ônibus”, hahaha. E faço assim muitas amizades novas e me divirto e divido experiências. Por que os estranhos não são do mal, eu mesma me acho super do bem, mas para quem não me conhece, eu também me encaixo nas relações proibidas. Pois sou uma estranha!!
Mas mesmo assim com toda essa mente aberta, hahaha, um dia desses, meu filho pediu para brincar no pátio, lá na frente, próximo do portão...e eu me peguei dizendo: Tudo bem, mas não fale com estranhos!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Minhas tardes com Margueritte

Vi o anúncio deste filme há algum tempo atrás e achei-o interessante, porém sempre que ia ao cinema acabava assistindo a outro filme que julgava mais interessante.  Em um belo final de tarde, saí do meu trabalho e dirigi-me ao Guion Center (cinema da cidade baixa) onde eu iria assistir o filme “Redenção”, mas como o filme ainda demoraria mais de uma hora para começar, e dali há alguns minutos iria iniciar “Minhas tardes com Marguerite” que há tanto tempo eu estava para assistir, logo pensei: Por que não? E lá fui eu novamente mudar os planos, hehehe.
Eu vou ao cinema com grande frequência, mas raramente vejo o filme que havia planejado, curioso isso, mas já estou acostumada.
Voltemos ao filme, afinal este post é sobre ele, não sobre mim.
 
SINOPSE
É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinquentão quase analfabeto, e Marguerite, uma velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain vai se fazer aprender para mostrá-la que ele poderá ler para ela, quando ela não puder mais.
 
Minha impressão sobre o filme: é um filme rico em emoção, com excelentes diálogos e convida a reflexões. Como a maioria dos franceses que já assisti é um filme doce, terno, sensato e belíssimo. Aprovadíssimo no meu conceito.
 
Um ótimo dia!! Grande beijo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ser casada tem lá suas vantagens! hehehe

Já faz alguns dias, que eu ando pegando diariamente o mesmo ônibus...
E andar de ónibus é algo que me deixa sempre muito contente, poder sentar e ler ou simplesmente não me preocupar com nada e saber que vou chegar ao meu destino sem ter que participar do stress do trânsito.
Então estava eu sentada no meu lugar de sempre, lendo meu livro que estava super interessante, quando percebo que ELE vinha vindo. E ELE é um cara que eu considero tremendamente sem noção, pois na semana passada ele já havia sentado ao meu lado e eu estava na mesma situação (lendo meu livro) quando o rapaz começa a puxar assunto comigo. Senta-se ao meu lado, todo sorridente e me dá um bom dia extremamente caloroso, aí começa a me perguntar pelos meus  gostos literários. Percebe-se que ele não tem nenhum gosto literário, pois se tivesse não teria interrompido minha leitura! Como todo apaixonado pela literatura sabe, não se deve interromper jamais (a não ser em casos de vida ou morte) a leitura de outra pessoa. É pecado!!  Pois é! Mas ELE interrompeu! Eu contrariada fiquei olhando pela janela e respondendo as perguntas da criatura sem muito interesse.
E como se não bastasse fazer isso uma vez... hoje se repetiu, eu estava sentada quando notei que alguém se aproximava do assento próximo ao meu, vi que a pessoa fez menção de se sentar no assento de trás, eu levantei ligeiramente os olhos e quando o reconheci voltei imediatamente para meu livro, eis que ele toma coragem e resolve sentar-se novamente ao meu lado. Como um velho amigo, abre aquele sorriso extraordinariamente contente e me deseja um Feliz ano novo! E começa a falar do ano novo dele, e faz perguntas sobre o meu e fica falando como uma caturrita que comeu doce e ficou elétrica. Há essas  alturas já tinha desistido do meu livro de vez... guardei-o na bolsa... pois por mais que eu me irrite, eu não consigo ser mal educada e continuar lendo enquanto alguém fica falando comigo...
Mas hoje foi até engraçado, conversa vai , conversa vem...ele pergunta-me de que signo eu sou, respondo-lhe. O sujeito tira de dentro da mochila um papel e consulta-o. E ainda não tem nem vergonha de me mostrar, todo orgulhoso ele me exibe o pedaço de papel com todas as combinações possíveis do zodíaco com o signo dele... e esta lá combinação de Gêmeos com sagitário: Atração Fatal , com este signo viverá um romance louco e intenso.  Eu completamente sem jeito,  volto minha atenção pela janela, pensando: onde fica aquela saída de emergência...e continua o assunto.
Eis que em um dado momento, não sei como estávamos conversando sobre filhos, até mostrei uma foto do meu filho pra ele, que por acaso, era uma foto do aniversário do meu filho, onde estamos eu meu filho e meu ex-namorado. Quando ele vê a tal foto, fez-se um minuto de silêncio e CONCLUIU que eu era casada e ainda disse-me que meu filho era a cara do “meu marido” sendo que quem estava na foto nem era o pai do meu filho, mas tudo bem. Deixa pra lá.
Fiquei tão contente com a idéia de eu ser casada naquele momento que nem me dei ao trabalho de explicar e concordei que era mesmo, a cara do pai! Aí, eu sendo agora casada, ele perdeu o interesse e passou a mandar mensagens pelo celular para uma outra moça. Fiquei encantada com esta solução de ultima hora. Por eu ser casada não poderíamos obviamente começar ali no ônibus um romance louco e intenso! Hahahah
Mas por garantia, vou começar a vir trabalhar mais cedo... para se por acaso ele resolver concluir que eu me divorciei...

2012!! \o/

Ahá!!! Cheguei!!
Não sei por que motivo, mas depois que 2012 chegou, voltou também meu ânimo para escrever... ou talvez eu ande pensando demais, até me pergunto se alguém pensa tanto quanto eu...a resposta é claro que sim!! Mas a gente não fica sabendo que as pessoas pensam tanto. Eu só sei que eu ando pensando muito, muito, incontrolavelmente. Hehehe
Então agora voltarei a colocar aqui neste meu cantinho particular partes da minha vida e dos meus pensamentos...
Uma coisa que não estou entendendo bem, mas mesmo assim estou curtindo esta minha animação, minha euforia com um novo ano... acho que não lembro de me sentir tão animada, como se nunca tivesse começado um novo ano na vida. Não sei bem por quê mas me sinto diferente, este ano apesar das “dificuldades” esta com gosto de novidade, sabem aquele friozinho na barriga, que dá quando se fica apaixonada?  Pois é estou me sentindo assim... e o interessante é que não estou apaixonada, pelo menos não por uma pessoa... recentemente sofri uma desilusão amorosa fortíssima, fiquei mais de uma semana chateada... aí quando eu tive contato com meu antigo amor de novo, percebi que ele não estava nem aí pra mim... que para ele tinha passado, simplesmente tinha seguido em frente. Foi aí que me caiu a ficha, cheguei em casa e chorei, chorei até os olhos ficarem inchados! Aí fui me olhar no espelho e comecei a rir, daí dormi e acordei renovada. Fiquei aquele tempo alimentando um sentimento que eu achava que era correspondido, mas senti como um tapa na cara: acorda guria, ele não sente o mesmo que você! E aí meus pensamentos malucos me trouxeram de volta a realidade e voltei a ser de novo, eu mesma, aquela que todo mundo conhece. Apesar dos pesares,  não me arrependo de nada, vivi tudo que vivi de coração. E quando me dei por conta estava com minha vida de solteira toda pra mim! E o tempo, meu inimigo antigo (e único)...ainda não é suficiente...
Mas voltando ao assunto, sinto que este ano tem algo de muito especial! Não sei o que é, mas tem.
Pode ser por que também recentemente mudei de emprego, e já fazia algum tempo que vinha pensando nisso e quando o final do ano começou se aproximar comecei a correr atrás e deu certo! Nossa, deu muito certo! Posso dizer com certeza que estou agora no lugar certo e na hora certa! E posso dizer também com toda certeza que boa parte do meu ânimo voltou por eu ter voltado a trabalhar no centro de Porto Alegre. Como eu amo este lugar, e este é um amor antigo, e um amor que esta sempre de braços abertos pra mim!
Uma ótima tarde!!