terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A lição da barata, foi um Barato!

Olá,

Há algum tempo atrás tive um probleminha lá em casa. Um vazamento no meu chuveiro, pesquisei e descobri que eu tinha um registro errado, e tive que trocar o tal registro, para isso tivemos que quebrar a parede, o mesmo senhor que contratei para quebrar iria consertar o buraco que ficou na parede atrás do registro... eu teria que marcar um dia para ele ir lá...como o tempo que eu fico em casa é curto, acabei esquecendo só lembrava-me quando via o buraco...e com o tempo o buraco deixou de parecer estranho e virou parte da paisagem do banheiro.  Como eu moro em uma casa, com pátio, grama, plantas e tudo mais que tenho direito, sempre aparecem animais não convidados, como lesmas, aranhas, e baratas e outros que desconheço.  Dentro de casa, eu coloco um veneno spray que promete me livrar destes seres não bem-vindos durante até 4 semanas, e realmente funciona, pois sempre que vejo uma barata dentro e casa ela já esta morta com as perninhas para cima.
Mas há algumas semanas, apareceu no tal buraquinho do registro uma barata. Eu fui tomar banho e ela estava ali, quando me viu escondeu-se dentro do furo do tijolo, fiquei vendo somente suas anteninhas, como aquele dia eu estava com pressa, não me empenhei em matar a tal barata. Tomei meu banho e deixei-a lá. No outro dia, a cena se repete, vou ligar o chuveiro e lá esta a barata, ela novamente se escondeu e assim passou acho que mais ou menos uma semana, e como ela não estava me incomodando resolvi deixa-la ali. Mas agora ela já não se escondia tanto, passou a ficar me olhando. Então assim ficávamos: Eu olhando pra ela e ela olhando pra mim. Simpatizei com a barata, achei-a muito simpática e passei conversar com ela.  Pois é, quando você pensa que já viu de tudo na vida, aparece uma maluca que conversa com uma barata que mora no banheiro...
Mas então eu e a barata ficamos amigas, eu conversava com ela em português. Ela só balançava as anteninhas, que deve ser como as baratas se comunicam, pois pelo que pude perceber as baratas não tem capacidade de emitir nenhum som, se emitem é baixíssimo inaudível aos ouvidos humanos. Então durante todo meu banho, batíamos um belo papo, ficava interrogando –a como é ser barata, o que elas fazem da vida, etc. E constatei que ser barata é muito chato, ainda bem que nasci humana. Eu já estava acostumada com a barata e ela comigo, ela já nem se escondia mais, pelo contrário, quando eu chegava, ela saia e ficava ali do lado de fora do buraquinho para podermos conversar melhor. 
É estranho como somos capazes de fazer amizades e como temos preconceito com certos seres... Estava pensando que as baratas coitadas, nunca tiveram chance alguma. Por que quando vemos uma barata automaticamente matamos elas.
Tem um filme que assisti há alguns anos atrás com meu filho, Ratatouille é sobre um ratinho que se torna um excelente cozinheiro, o melhor chef de paris. E o dono do restaurante costumava dizer uma frase que achei muito interessante: Nem todos podem cozinhar, mas um bom cozinheiro pode vir de qualquer lugar! Agora eu digo o mesmo: Nem todos podem ser seus amigos, mas um bom amigo pode vir que qualquer lugar!
Um dia, no banho eu conversava com a barata, contando pra ela que se eu fosse barata, eu sairia por aí, andaria pela grama, porque para uma barata qualquer graminha vira um selva, e da visão dela eu veria outros insetos que nós humanos não vemos aqui de cima, faria muitas amizades, com grilos, besouros e tudo mais. Acho que despertei o instinto aventureiro da barata. Pois no outro dia, ao chegar em casa, ao abrir a porta deparei-me com uma barata naquela cena fatal, as perninhas para cima. Fui até o banheiro e se confirmou, minha barata estava morrendo. O veneno que eu colocava realmente fazia efeito, que droga pensei.  Mas sem ter o que fazer, a barata ali agonizante...peguei o chinelo, pedi sinceras desculpas e acabei da forma mais rápida com aquele sofrimento, por fim enterrei-a no quintal em uma caixinha de sabonete, num buraquinho que fiz no meio da grama, onde certamente passarão por perto, grilos e besouros, formigas e quem sabe até outras baratas.
Mas o que quero dizer , o que eu já sabia, mas se confirmou, é que temos que olhar além das aparências, temos que dar um chance mesmo para aqueles que julgamos asquerosos, tudo na vida pode no surpreender. Uma barata me ensinou isso. No fim, somos todos iguais.
Um ótimo dia á todos.
Grande beijo!

Um comentário:

  1. Cá com meus botões, tenho a impressão que essa barata era, de fato, um barato sem-vergonha... hahaha.

    Elucubrações à parte, só uma pessoa de "alma pura, livre e leve" como a tua, consegue essa façanha, digna de registro... Vou até compartilhar essa crônica em minha página do FB, mesmo sem sua licença...

    ResponderExcluir